Como saber o que enviar na primeira newsletter do ano?
Depois de todos os e-mails com promoções que enviamos ao longo do ano, o que poderíamos enviar aos nossos assinantes na primeira newsletter do ano?
O motivo desta preocupação é que nos últimos meses foram enviados muitos e-mails, e as empresas ficam preocupadas em como enviar um e-mail marketing no mês de Janeiro, porque um grande número de newsletter enviadas poder irritar ou cansar alguns assinantes o que poderia ter consequências como:
- Solicitações de cancelamento;
- Os utilizadores marcam a newsletter como spam;
- As taxas de visualizações são menores, pois muitos utilizadores podem não abrir o e-mail;
- O que iria prejudicar o engagement com os utilizadores;
Isto pode afectar as campanhas de email marketing durante o resto do ano, porque depois podemos ter grandes campanhas para serem enviadas.
Devíamos parar de enviar emails até Fevereiro?
Esta é a primeira opção que vem a cabeça de muitas pessoas.
Também parece ter lógica certo?
Assinantes cansados de receber muitos emails = a deixar de enviar muitos emails de marketing durante algum tempo para deixar os utilizadores descansarem.
No entanto, será a melhor opção, deixar de enviar emails de marketing?
Não pode ser.
Temos que pensar nos meses todos, ou melhor, íamos perder oportunidades de contacto com os assinantes.
Pode não parecer muito tempo, mas:
- Iamos perder oportunidades para estar como top of mind dos potenciais;
- Os nossos concorrentes podem aproveitar esta oportunidade;
- E não íamos tirar vantagem da lista de emails;
Devíamos usar esta primeira campanha para apalpar terreno para as próximas newsletters, pois iríamos precisar de enviar email marketing para a venda de produtos com grandes descontos.
Isto significa que podemos pensar noutras alternativas para a primeira newsletter do ano.
Outra alternativa podia ser:
Podíamos continuar a enviar o conteúdo através do nosso Blog
Muito utilizado.
Se tivermos um blog da empresa, com uma frequência de publicação regular, é normal continuarmos a enviar um email de marketing, criando newsletters com o conteúdo do nosso blog.
O que deve ser menos irritante para os nossos clientes.
Quando não queremos vender nada, só queremos enviar um conteúdo, conteúdo esse que:
- Pode ser útil;
- Pode se inscrever para receber este tipo de conteúdo;
Nós poderíamos fazer isto, aproveitando as primeiras newsletters para manter contacto com os nossos fieis leitores.
Esta opção pode ser, muito melhor na minha opinião, do que deixar-mos de enviar emails de marketing.
Mas ainda não é a melhor opção para enviar-mos a nossa primeira newsletter. Podemos fazer uma melhor utilização das nossas campanhas de marketing.
Vamos ver o que pode ser feito.
Lembre-se que uma newsletter
Pode servir como canal de comunicação com os seus clientes e assinantes.
Esta é a parte importante que temos de nos lembrar quando planearmos enviar a primeira mensagem do ano.
O que poderia ser feito então?
Enviar uma newsletter de contacto, sem mais
Seria melhor enviar um email de marketing de uma forma mais conservadora, apenas para contactar o leitor, sem tentar vender-lhe algo.
Mas com muito mais, é claro
Você não deveria:
- Não deve enviar uma newsletter de vendas, neste momento, depois de todas as promoções no final do ano, muitos clientes tem menos dinheiro no seu orçamento para comprar em Janeiro;
- Não é recomendável enviar um email impessoal, como um conteúdo aleatório do seu blog, sem qualquer informação relevante;
Não nos podemos esquecer que os assinantes são nossos clientes.
Já compraram os nossos produtos, pois enviamos promoções através dos emails nos últimos meses.
Temos várias opções:
- Agradecer aos clientes pela confiança depositada na nossa empresa;
- Saber se está tudo a funcionar correctamente;
- Se o produto adquirido respondeu as suas expectativas;
- Saber se podemos ajudar com as suas compras;
- Pedir sugestões de conteúdos que possam ser úteis para o uso dos produtos (se possível);
- Pedir sugestões de melhorias;
- Saber o que mais gostaram sobre o produto;
- Etc;
O objectivo desta campanha seria aumentar a fidelidade do cliente.
A primeira newsletter do ano deveria ser usada como uma ferramenta para criar clientes, sem tentar ganhar dinheiro neste momento.
Para que os assinantes estejam preparados para receber os nossos próximos emails.
Conseguimos pensar numa opção melhor para enviar email marketing em Janeiro?
Grande parte dos assinantes em especial os que compraram, de certeza que vão apreciar o interesse da empresa que comunica com eles para saber se está tudo bem, sem qualquer outro interesse.
Não serve apenas para angariar
As respostas podem ser muito úteis.
Como contactamos com eles directamente para saber se estão satisfeitos, se tiveram algum problema, se o produto cumpriu as expectativas, etc. É provável que tenhamos respostas.
Não tenha medo das queixas.
É provável que receba reclamações, se os clientes estiverem muito satisfeitos, não vão ter muito para comentar, mas se alguma coisa não funcionar bem os clientes vão reclamar.
É possível aprender muito com as suas respostas.
Usar essas informações nas próximas promoções.
Concentrando-se no que mais apreciam sobre o produto, corrigindo o que não está a funcionar, ou usar as respostas como uma base de conhecimentos para criar chamadas á acção mais atraente, que respondem as principais dúvidas. Este feedback vai ser fundamental para saber o que os clientes esperam dos seus produtos ou serviços este ano.
Um bom programa de email de marketing terá estatísticas, com dados relevantes como a taxa de visualização da campanha, cliques, etc. Estas informações vão ser fundamentais quando quiser enviar um email de marketing durante os próximos meses.
Em resumo
Podemos aproveitar a primeira newsletter do ano de uma forma muito mais inteligente, é muito melhor que parar-mos de enviar emails de marketing por algumas semanas.
Mostrar-mos que estamos interessados na satisfação dos nossos clientes e desejamos um feedback sobre as suas últimas compras (que devido a grande quantidade de promoções podem ter sido feitas por impulso) vai criar laços mais estreitos com os seus clientes.
Além de oferecer uma grande quantidade de informações que podem ser muito úteis para as próximas campanhas de email de marketing.
Fonte: mailrelay