Um logótipo profissional não custa 5 euros
Quanto vale a assinatura da sua empresa? Esta é a pergunta real por trás de “quanto custa um logotipo?”
![roman-pohorecki-e1457711111333[1]](http://laranjadigital.pt/blog/wp-content/uploads/2016/08/roman-pohorecki-e14577111113331.jpg)
Comecemos com um breve exercício: supondo que tem um site que oferece aulas de piano online, qual dos seguintes logótipo crê que o representaria melhor?
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Talvez esteja indeciso. Provavelmente nem se revê em nenhum. Então faça a si mesmo estas perguntas:
- De quantos destes logótipos se conseguiria recordar?
- Seria capaz de reconhecer imediatamente algum logótipo?
- O logótipo seria eficaz se não tivesse cor (se fossem a preto e branco)?
- O logótipo poderia ser reproduzido e visto em diferentes escalas?
- O logótipo revela a personalidade do negócio que está a representar?
- O logótipo transmitiria familiaridade ou confiança ao cliente?
Trata-se de um conjunto de propostas candidato a um concurso lançado num fórum cujo vencedor venderia o seu trabalho por 35 euros. Por outras palavras, é o produto daquilo a que chamamos trabalho especulativo, uma prática corrente no design que tem contribuído em grande medida para a subvalorização desta área criativa.
O logótipo profissional é a materialização da imagem de qualquer empresa ou marca, o distintivo da mesma, se preferirmos. Ele deve por um lado, transmitir a sua identidade, e por outro lado, ser eficaz, o que depende das características espelhadas nas questões acima colocadas à maneira retórica. E isso só se consegue com competência, rigor e todo um trabalho que exige desde logo uma intensa pesquisa e logo não é algo que se faça numa tarde. Por outro lado, os materiais que o designer vai usar na concessão do seu projeto, do papel ao software indicado, também têm um custo.
Agora atente nesta imagem, que congrega alguns exemplos de logótipos imortais:
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Vê a diferença? Eis como deve ser o seu:
- Simples – Um Logótipo com muitos detalhes tende a ser esquecidos facilmente. Pense no seu logótipo profissional como se fosse um mapa: é difícil memorizar o mapa de uma cidade inteira, não é? Já memorizar as ruas em torno de um ponto específico é mais fácil. E desengane-se se acha que ser simples é ser básico; aliás, por detrás dessa simplicidade pode até estar uma ideia complexa. Veja-se o caso do logótipo da FedEx, que pôde ver na imagem acima, onde as letras “e” e “x” formam uma seta, comunicando assim de forma muito subtil e inteligente um conceito importante para a empresa.
- Memorável – Fazer parte da memória ativa das pessoas é fundamental para que a marca representada também o seja. Um teste para saber se o seu logótipo é memorável é mostrá-lo a algum amigo. Algumas horas mais tarde, peça-lhe que o descreva (ou rabisque). Caso algum detalhe essencial seja esquecido, o seu logótipo está a falhar. É capaz de decifrar os nomes das empresas/marcas detrás destes pictogramas?
![pictogramas[1]](http://laranjadigital.pt/blog/wp-content/uploads/2016/09/pictogramas1.jpg)
- Intemporal – O logótipo é o rosto da sua empresa, e o rosto, tal como o nome, deve ser eficaz por um longo período. Crie algo que consiga sobreviver a modas e à passagem do tempo. Vale a pena observar a variação dos logótipos da Coca-Cola e da Pepsi ao longo dos anos. Notará que a marca que menos mudou de cara é a mais bem-sucedida atualmente.
- Versátil – o seu logótipo continua a ser legível quando impresso numa só cor ou em cores invertidas? (Muitos especialistas da área recomendam que a criação do logótipo seja feita usando inicialmente apenas as cores neutras, para garantir que seja dada maior ênfase ao conceito e à forma.) No tamanho de um selo postal ou num outdoor gigante? Se sim, então ele é versátil. Um logo tipo é bom se adaptável a uma variedade de meios (cartões-de-visita, painéis publicitários, folhetos e t-shirts, por exemplo) sem perder funcionalidade.
- Adequado – um logótipo profissional não precisa de descrever a atividade da empresa (94% dos logótipos das 50 marcas de maior êxito no Mundo não o fazem. Se pensar bem, o logótipo da Nokia não é um telemóvel e o da Porsche não é um carro.) Contudo, é fundamental que ele seja apropriado, ou seja, que reflita um propósito. Uma fonte infantil e cores mais alegres funcionarão na imagem corporativa de uma loja de brinquedos, mas nunca na de um escritório de advogados.
![Toys-r-us-logo[1]](http://laranjadigital.pt/blog/wp-content/uploads/2016/09/Toys-r-us-logo1.jpg)
Afinal, quanto custa um logótipo profissional?
Depende. Cada protejo tem os seus atributos e exigências. Assim, a melhor maneira de o saber é pedir um orçamento para o seu logótipo à medida das suas necessidades.
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