Um logótipo profissional não custa 5 euros
Quanto vale a assinatura da sua empresa? Esta é a pergunta real por trás de “quanto custa um logotipo?”
Comecemos com um breve exercício: supondo que tem um site que oferece aulas de piano online, qual dos seguintes logótipo crê que o representaria melhor?
Talvez esteja indeciso. Provavelmente nem se revê em nenhum. Então faça a si mesmo estas perguntas:
- De quantos destes logótipos se conseguiria recordar?
- Seria capaz de reconhecer imediatamente algum logótipo?
- O logótipo seria eficaz se não tivesse cor (se fossem a preto e branco)?
- O logótipo poderia ser reproduzido e visto em diferentes escalas?
- O logótipo revela a personalidade do negócio que está a representar?
- O logótipo transmitiria familiaridade ou confiança ao cliente?
Trata-se de um conjunto de propostas candidato a um concurso lançado num fórum cujo vencedor venderia o seu trabalho por 35 euros. Por outras palavras, é o produto daquilo a que chamamos trabalho especulativo, uma prática corrente no design que tem contribuído em grande medida para a subvalorização desta área criativa.
O logótipo profissional é a materialização da imagem de qualquer empresa ou marca, o distintivo da mesma, se preferirmos. Ele deve por um lado, transmitir a sua identidade, e por outro lado, ser eficaz, o que depende das características espelhadas nas questões acima colocadas à maneira retórica. E isso só se consegue com competência, rigor e todo um trabalho que exige desde logo uma intensa pesquisa e logo não é algo que se faça numa tarde. Por outro lado, os materiais que o designer vai usar na concessão do seu projeto, do papel ao software indicado, também têm um custo.
Agora atente nesta imagem, que congrega alguns exemplos de logótipos imortais:
Vê a diferença? Eis como deve ser o seu:
- Simples – Um Logótipo com muitos detalhes tende a ser esquecidos facilmente. Pense no seu logótipo profissional como se fosse um mapa: é difícil memorizar o mapa de uma cidade inteira, não é? Já memorizar as ruas em torno de um ponto específico é mais fácil. E desengane-se se acha que ser simples é ser básico; aliás, por detrás dessa simplicidade pode até estar uma ideia complexa. Veja-se o caso do logótipo da FedEx, que pôde ver na imagem acima, onde as letras “e” e “x” formam uma seta, comunicando assim de forma muito subtil e inteligente um conceito importante para a empresa.
- Memorável – Fazer parte da memória ativa das pessoas é fundamental para que a marca representada também o seja. Um teste para saber se o seu logótipo é memorável é mostrá-lo a algum amigo. Algumas horas mais tarde, peça-lhe que o descreva (ou rabisque). Caso algum detalhe essencial seja esquecido, o seu logótipo está a falhar. É capaz de decifrar os nomes das empresas/marcas detrás destes pictogramas?
- Intemporal – O logótipo é o rosto da sua empresa, e o rosto, tal como o nome, deve ser eficaz por um longo período. Crie algo que consiga sobreviver a modas e à passagem do tempo. Vale a pena observar a variação dos logótipos da Coca-Cola e da Pepsi ao longo dos anos. Notará que a marca que menos mudou de cara é a mais bem-sucedida atualmente.
- Versátil – o seu logótipo continua a ser legível quando impresso numa só cor ou em cores invertidas? (Muitos especialistas da área recomendam que a criação do logótipo seja feita usando inicialmente apenas as cores neutras, para garantir que seja dada maior ênfase ao conceito e à forma.) No tamanho de um selo postal ou num outdoor gigante? Se sim, então ele é versátil. Um logo tipo é bom se adaptável a uma variedade de meios (cartões-de-visita, painéis publicitários, folhetos e t-shirts, por exemplo) sem perder funcionalidade.
- Adequado – um logótipo profissional não precisa de descrever a atividade da empresa (94% dos logótipos das 50 marcas de maior êxito no Mundo não o fazem. Se pensar bem, o logótipo da Nokia não é um telemóvel e o da Porsche não é um carro.) Contudo, é fundamental que ele seja apropriado, ou seja, que reflita um propósito. Uma fonte infantil e cores mais alegres funcionarão na imagem corporativa de uma loja de brinquedos, mas nunca na de um escritório de advogados.
Afinal, quanto custa um logótipo profissional?
Depende. Cada protejo tem os seus atributos e exigências. Assim, a melhor maneira de o saber é pedir um orçamento para o seu logótipo à medida das suas necessidades.