Qual a importância da imagem empresarial para o seu negócio?

Qual a importância da imagem empresarial para o seu negócio?

Aquela famosa frase “você é aquilo que você come” pode ser facilmente adaptada para a realidade empresarial, basta substituirmos o comer por demonstrar “você é o que demonstra ser”. Ter o melhor produto ou prestar o melhor serviço nem sempre adiantará, se você não pensar na empresa como um todo. Já parou para analisar as grandes marcas que estão no mercado, como Apple, Google, Nike, Adidas, todas essas se tornaram grandes marcas não apenas por conta de seus produtos.

O que mais fortaleceu essas marcas e as fixou na mente de muita gente foram os conceitos criados, a linha de pensamento. Essas empresas trabalham sua imagem perante seus públicos, que as acompanham de forma online ou offline. A imagem empresarial é extremamente importante para a formação de reputação e para o fortalecimento da sua marca no mercado cada vez mais competitivo, que muda a cada instante e que está cada vez mais conectado. Se você deseja ser grande, tem que pensar como uma grande marca pensa.

Branding digital

O branding digital é também o ponto forte dessas grandes marcas citadas. Inclusive algumas delas nasceram no meio digital, por isso a internet e o branding digital são aliados importantes para sua marca se tornar forte e competitiva nos meios online e offline. Criar um DNA ou uma linha de raciocínio online é muito importante para ter uma conseguir construir uma imagem empresarial de confiança.

Investimentos no branding digital tornam-se cada vez mais importantes e necessários para poder atingir os consumidores que estão dia após dia mais conectados e atentos as novidades que rolam na internet. Ser uma marca presente online e praticando os princípios do branding digital trará fortes resultados para o crescimento do seu negócio. Caso a empresa não invista nesse canal de fortalecimento e engajamento, corre o risco de tornar-se uma marca obsoleta e de pouco confiabilidade perante seus consumidores.

Sendo assim, pensar na imagem da empresa é um dos principais passos para ter sucesso e conseguir se manter. É essencial lembrar que o cliente não compra apenas um produto pelo que ele é, mas também pelo que ele representa, por aquilo que ele transmite. Embalagem, qualidade, segurança e confiança são itens que os clientes procuram quando vão até o local da compra e tudo isso é imagem empresarial, é credibilidade, é formação de opinião.

Em qualquer nível que sua empresa se encontre, seja grande, multinacional ou um carrinho de cachorro-quente da praça de uma pequena cidade. Pensar e investir em imagem são importantes, porque além de produto, os consumidores levam com eles o que absorveram na hora do contato com sua empresa, caso a experiência tenha sido negativa, ele passará isso adiante. Por isso você precisa investir, para que na hora do contato, o consumidor saia apenas com as melhores referências sobre o negócio.

Imagem e identidade corporativa

Não basta apenas investir no básico para manter a sua empresa, investimentos em comunicação são necessários para a competitividade e para o fortalecimento de marca e demonstram que a empresa se preocupa com o todo. Ter uma comunicação que possua uma mesma linguagem, uma boa logo, um bom PDV, um cartão de visitas adequado, um site bem estruturado gera credibilidade para a sua empresa. Esses elementos deixam a sua imagem empresarial mais séria e mais profissional.

Marcas que se comportam dessa maneira, fazendo investimentos em imagem, são as que sempre estão na mente de seus consumidores, são as que conquistam os leads, são aquelas que estão sempre à frente de seus concorrentes. São essas as marcas que se destacam e cumprem suas metas de vendas. Trabalhar a imagem da marca impacta diretamente no montante de vendas. Porque com uma imagem forte, o consumidor se sente mais atraído e confiante, o que gera um aumento expressivo de vendas. Clientes satisfeitos consomem mais e empresas que proporcionam isso para eles são as que vendem mais. O impacto pode ser sentido direto nas vendas da empresa.

O que você não pode esquecer é que uma marca forte não nasce do nada, não surge como um novo dia que começa. Marcas fortes possuem conceitos, elas têm um DNA, uma filosofia que seguem. Como uma pessoa, elas têm vida própria, elas são orgânicas. Uma marca tem características psicológicas que são espalhadas pela comunicação, pelos produtos e pela imagem empresarial criada.

Agora você já entende qual é a importância de se trabalhar a imagem empresarial. Comece a colocar esse assunto em discussão nas reuniões sobre investimentos em comunicação, alinhamento de discurso e padronização de linguagem visual. Todos esses aspectos deixarão sua marca mais forte e muito mais competitiva em um mercado cada vez mais agressivo.

Que estratégias sua empresa aplica para fortalecer sua imagem e identidade? Compartilhe conosco nos comentários!

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