Tipos de personal branding para melhorar a sua estratégia de marketing digital

Tipos de personal branding para melhorar a sua estratégia de marketing digital

De certeza que já ouviu falar sobre o conceito de “personal branding”, ou marca pessoal, bem como as vantagens para a sua estratégia de marketing digital. 

Temos vários exemplos da aplicação incorrecta deste conceito, pelos motivos que vamos ver neste artigo.

O que é Personal Brandig ou marca pessoal?

A primeira coisa a pensar quando falamos sobre marca pessoal, é que referimos-nos a um conceito diferente da imagem ou identidade corporativa.

Para sermos claros no que estamos a falar, vamos definir corretamente o conceito e as fases para o desenvolvimento deste conceito e a sua estratégia de marketing digital.

Marca pessoal: definição e vantagens 

A marca pessoal consiste em trabalhar e promover a imagem e os valores de uma marca profissional formada á volta dos seus valores, para promovê-lo para outras pessoas.

Deve saber que promover a essência da sua marca (a nível profissional e pessoal), oferece vantagens como:

  • O desenvolvimento constante das suas habilidades profissionais;
  • Uma motivação extra que irá melhorar ao longo do tempo e permite que você consiga atingir os seus objectivos a médio/longo prazo.
  • Uma reputação on-line reconhecida graças aos seus méritos e destaques profissionais;
  • Maior credibilidade no seu trabalho e naqueles que estão a sua volta;
  • Relações comerciais mais próximas e mais fieis com os seus utilizadores e seguidores.
  • Um feedback construtivo que permite que você conseguirá que o seu negócio se expanda e alcance mais pessoas e empresas;

Fases de desenvolvimento da Marca Pessoal

O principal conselho é que você procure conhecer-se melhor, dedicar tempo para pensar sobre o que você faz e como irá fazê-lo, qual é a sua diferença em relação a concorrência, os seus pontos fortes e os seus pontos fracos.

“Apenas se conhecendo a si mesmo, sabendo a sua essência, você poderá desenvolver a sua marca pessoal.”  

O que tem de fazer passo a passo, é trabalhar na definição dos seus objectivos, os seus valores, os seus produtos ou serviços e como irá comunicar com o público. Para fazer isso deve seguir os seguintes passos:

Análise: o primeiro passo é parar e pensar sobre onde você está e onde quer chegar. Analise o seu ambiente e a sua situação, e considere os objectivos que deseja alcançar.

Identidade de marca: aqui é hora de trabalhar na mensagem da sua marca, quais vão ser as suas palavras-chave, quais os valores que vai fortalecer, etc.

Design e implementação: como vai fortalecer a sua marca? Qual vai ser o público-alvo? É hora de pensar em técnicas e tudo o que vai intervir na sua estratégia.

Avaliação e monitoriamento:  a partir daqui é essencial avaliar como a sua marca está a evoluir. Continue a trabalhar nisso, invista tempo e esforço na sua evolução, mas ouça também os seus utilizadores, analisando o que está a acontecer, para aprender com cada etapa.

Como melhorar as suas estratégias de marketing digital através da sua marca pessoal?

Já percebeu a importância de melhorar a sua marca pessoal e está a pensar em começar a planear a sua estratégia, e agora?

“Uma coisa importante para o fortalecimento de uma marca pessoal é o uso correcto dos meios de comunicação.”

Ao trabalhar de uma forma profissional a sua marca na Internet, você encontra três redes sociais principais para implementar as suas estratégias de marketing digital:

  • O seu site ou blog;
  • Redes sociais;
  • O email;

O email é o mais recomendado, porque o contacto é muito mais directo e ajuda a construir relacionamentos fortes e duradouros com os utilizadores.

Quer saber como estas redes podem ajudá-lo a melhorar a sua marca pessoal? E quais as recomendações para cada uma delas?

Estratégias de blogs para melhorar a sua marca pessoal

Ao pensarmos sobre o exemplo de marca pessoal de outros profissionais, certamente a primeira coisa que nos vem a mente é os seus blogs.

São uma rede social que cada vez mais e mais marcas, quer comerciais quer pessoais, estão a começar a implementar nas suas estratégias de marketing digital:

“Blogging é o eixo central das estratégias de marca pessoal, para além de ser a base através do qual é possível promover o conteúdo da marca.”

Porque é que um blog incentiva a marca pessoal?

Ter o seu próprio blog permite que apresente as informações de uma forma mais adequada para mostrar aos utilizadores o seu total potencial. Além disso é possível criar uma identidade diferente para a sua marca.

Ter um blog pessoal ou comercial pode ajudá-lo a melhorar a sua marca pessoal graças a:

  • Permite a comunicação bidireccional, aumentando os clientes;
  • Permite que aprenda coisas novas e desenvolva-as nos seus próprios projectos;
  • Melhore os resultados da sua marca, tornando-a mais forte e credível;
  • Promova o reconhecimento;
  • Permite gerir o conteúdo de qualidade que será avaliado pelos seus utilizadores;
  • Ajuda a criar alianças e networking;
  • Gerar diferenciação sobre a concorrência;

Quais os elementos da marca que são essenciais para ter sucesso no seu blog?

Se não quiser deixar nada ao acaso e garantir o sucesso, tenha em contas estes elementos:

  • Logótipo e domínio: o nome comercial que você irá escolher, seja o seu pessoal ou uma marca, deve ocupar uma posição proeminente e representa-lo profissionalmente;
  • Fontes e cores: defina as cores principais e a fonte que vai usar no seu conteúdo para criar uma imagem coerente;
  • Temática e copywriting: de acordo com o seu alvo e sector, você terá de falar sobre diferentes temáticas, usando um tom de comunicação adaptado á estratégia que planeou;
  • Design personalizado: mesmo que o seu blog seja desenvolvido com um WordPress template, opte sempre pela personalização de determinados elementos que dão personalidade ao seu blog;
  • Branding de SEO: trata-se de seguir uma estratégia de SEO com algumas palavras-chave definidas, mas adaptadas ao seu tom de comunicação e o estilo da sua marca;

Para além dos elementos básicos que deve promover no seu blog, existem várias estratégias que deve seguir para dar mais vida a sua marca pessoal:

  • Storytelling: as emoções desempenham um papel decisivo no marketing e, portanto, são usadas em muitos blogs e estratégias de conteúdos. Fale sobre a sua marca através de histórias reais;
  • Guest Blogging: colaborar com outros blogs, irá ajudar a alcançar um público mais amplo e gerar uma reputação colaboradora;
  • Link building: se quiser reforçar a posição nos principais motores de pesquisa, também tem que trabalhar para obter links externos ao seu blog de forma estratégica natural;
  • Networking: trata-se de fortalecer a sua rede de contactos, e o blog pode ajudá-lo, publicando o seu trabalho para mostrar a sua qualidade. Pode também falar sobre o trabalho de outros profissionais do sector que você admira irá ajudar a fortalecer os laços com ele;

Estratégias nas redes sociais para promover a sua  imagem profissional

Se quiser gerar engagement com a sua marca e o seu conteúdo, não se esqueça das redes sociais. Nelas pode ouvir os seus utilizadores e adaptar as estratégias para os seus gostos e necessidades.

Porque deve ter um perfil profissional nas redes sociais?

As redes sociais são redes de comunicação que permanecem 24 horas por dia, 7 dias por semana, exigem muito esforço e dedicação.

“Abrir um perfil que não vai ser cuidado, tem um efeito muito negativo e pode arruinar todos os seus esforços.”

Mas, o uso correto das redes sociais, pode trazer-lhe muitas vantagens, como estas:

  • Engagement e uma comunicação em tempo real;
  • Uma comunidade activa e participante nas suas estratégias e conteúdo;
  • Seguidores fieis e prescritores da marca;
  • Uma relação estreita com utilizadores e potenciais clientes;

As redes sociais são um canal ideal para oferecer um suporte personalizado e imediato, fazendo com que todos os utilizadores se sintam importantes.

Quais são os elementos que dão credibilidade a sua marca nas redes sociais?

A criação de conteúdo não é o único factor a ser considerado para dar um toque profissional para os seus perfis nas redes sociais, também deve cuidar dos detalhes estéticos e informativos que irão aumentar a credibilidade da sua marca. 

  • Banners: os perfis sociais geralmente incluem um espaço onde pode inserir uma imagem com o seu logótipo, informações sobre os seus serviços, etc;
  • Biografia: neste espaço é onde deve definir como profissional, e incluir as suas informações de contacto mais relevantes, aproveite esta opção para falar de si;
  • Certificação: Certifique o seu perfil sempre que possível. Nem sempre é fácil nas redes sociais, na maioria das vezes isto exige um grande reconhecimento e histórico;

Não se esqueça de promover os seus perfis sociais. Irá ajudar os utilizadores a encontrarem mais facilmente as suas redes sociais, mas também aumentará a coerência e a sua reputação.

Estratégias de email marketing para promover a sua marca

Conectando-se com os seus utilizadores por email, conseguirá criar laços muito mais fortes, o que é mais do que decisivo quando se trata de aprimorar a sua estratégia de marca pessoal.

É um meio muito directo onde os próprios utilizadores decidem quando ler a sua mensagem. O que não significa que não se deve planear correctamente a sua estratégia, mantendo uma frequência adequada de newsletters. (Não se deve exagerar).

Porque o email marketing é um dos melhores recursos para criar uma marca pessoal forte?

Os benefícios de email marketing são muitos, mas vamos focar só sobre os benefícios que receberá na sua marca pessoal:

  • A mensagem é económica, o que faz com que cada utilizador se sinta especial. Isto é muito importante para fortalecer a sua marca pessoal;
  • A possibilidade de ter expectativa e, com isso, criar uma comunidade fiel e de respeito a si;
  • A segmentação torna as suas mensagens mais directas e eficazes;
  • Flexibilidade a nível de formato  de conteúdo (pode enviar desde uma oferta, até um template gratuito pronto para dowload);
  • Chamadas de atenção para incentivar os utilizadores a interagir com o seu conteúdo e as suas promoções;

De todas essas vantagens, a que se destaca é a segmentação. Segmentando a sua lista de emails, poderá oferecer conteúdo perfeito para o utilizador certo, o que aumentará muito o prestigio da sua marca pessoal.

Quais são as melhores técnicas de email marketing?

Ao considerar a estratégia correcta de email marketing para aprimorar a sua marca pessoal, existem várias técnicas que pode aplicar.

Exemplo:

  • Pode enviar um primeiro email de contacto: envie um email de boas vindas a cada utilizador quando se inscrevem na sua newsletter. Vai fazer com que os seus assinantes se sintam em casa e fará com que a sua marca seja mais humana;
  • Agradecer a solicitação de contacto: pode também enviar uma mensagem de agradecimento para todos os que entrarem em contacto consigo para conhecer os seus produtos ou serviços;
  • Agendar assinantes oportunos: enviar um email quando os assinantes forem registados, ou para lançar conteúdo sazonal ou em certas datas, pode escolher uma opção para deixar mensagens programadas. Isto é útil por várias razões, principalmente para não se esquecer de enviar na data certa;
  • Executar testes A/B: consiste em comparar dois emails enviados para diferentes subgrupos da sua lista de emails para poder analisar os resultados e saber qual a opção que vai funcionar melhor;
  • Enviar newsletters usando um FEED RSS: para melhorar a sua marca pessoal, lembre-se que existe a possibilidade de enviar emails automáticos usando RSS, cada vez que publicar um novo conteúdo no seu blog ou qualquer outra noticia que desejar partilhar com os seus seguidores;

Conclusões:

Criar uma estratégia de marca pessoal de sucesso vai querer tempo e esforço constantes (não se faz de um dia para o outro).

As vantagens de ter uma boa reputação online, tal como uma imagem sólida e consistente na Internet, fazem com que o trabalho valha a pena.

Ter em mente que deve planear uma estratégia a longo prazo. Deve pensar em todos os detalhes. Seja cuidadoso e preste atenção a cada etapa, que vai diferencia-lo da concorrência.

Para aumentar a visibilidade através dos diferentes meios de comunicação online, pode usar os seus conteúdos e blog, e pode promover-se nas redes sociais ou usar a lista de emails.

Fonte: mailrelay

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