Tipos de personal branding para melhorar a sua estratégia de marketing digital
De certeza que já ouviu falar sobre o conceito de “personal branding”, ou marca pessoal, bem como as vantagens para a sua estratégia de marketing digital.
Temos vários exemplos da aplicação incorrecta deste conceito, pelos motivos que vamos ver neste artigo.
O que é Personal Brandig ou marca pessoal?
A primeira coisa a pensar quando falamos sobre marca pessoal, é que referimos-nos a um conceito diferente da imagem ou identidade corporativa.
Para sermos claros no que estamos a falar, vamos definir corretamente o conceito e as fases para o desenvolvimento deste conceito e a sua estratégia de marketing digital.
Marca pessoal: definição e vantagens
A marca pessoal consiste em trabalhar e promover a imagem e os valores de uma marca profissional formada á volta dos seus valores, para promovê-lo para outras pessoas.
Deve saber que promover a essência da sua marca (a nível profissional e pessoal), oferece vantagens como:
- O desenvolvimento constante das suas habilidades profissionais;
- Uma motivação extra que irá melhorar ao longo do tempo e permite que você consiga atingir os seus objectivos a médio/longo prazo.
- Uma reputação on-line reconhecida graças aos seus méritos e destaques profissionais;
- Maior credibilidade no seu trabalho e naqueles que estão a sua volta;
- Relações comerciais mais próximas e mais fieis com os seus utilizadores e seguidores.
- Um feedback construtivo que permite que você conseguirá que o seu negócio se expanda e alcance mais pessoas e empresas;
Fases de desenvolvimento da Marca Pessoal
O principal conselho é que você procure conhecer-se melhor, dedicar tempo para pensar sobre o que você faz e como irá fazê-lo, qual é a sua diferença em relação a concorrência, os seus pontos fortes e os seus pontos fracos.
“Apenas se conhecendo a si mesmo, sabendo a sua essência, você poderá desenvolver a sua marca pessoal.”
O que tem de fazer passo a passo, é trabalhar na definição dos seus objectivos, os seus valores, os seus produtos ou serviços e como irá comunicar com o público. Para fazer isso deve seguir os seguintes passos:
Análise: o primeiro passo é parar e pensar sobre onde você está e onde quer chegar. Analise o seu ambiente e a sua situação, e considere os objectivos que deseja alcançar.
Identidade de marca: aqui é hora de trabalhar na mensagem da sua marca, quais vão ser as suas palavras-chave, quais os valores que vai fortalecer, etc.
Design e implementação: como vai fortalecer a sua marca? Qual vai ser o público-alvo? É hora de pensar em técnicas e tudo o que vai intervir na sua estratégia.
Avaliação e monitoriamento: a partir daqui é essencial avaliar como a sua marca está a evoluir. Continue a trabalhar nisso, invista tempo e esforço na sua evolução, mas ouça também os seus utilizadores, analisando o que está a acontecer, para aprender com cada etapa.
Como melhorar as suas estratégias de marketing digital através da sua marca pessoal?
Já percebeu a importância de melhorar a sua marca pessoal e está a pensar em começar a planear a sua estratégia, e agora?
“Uma coisa importante para o fortalecimento de uma marca pessoal é o uso correcto dos meios de comunicação.”
Ao trabalhar de uma forma profissional a sua marca na Internet, você encontra três redes sociais principais para implementar as suas estratégias de marketing digital:
- O seu site ou blog;
- Redes sociais;
- O email;
O email é o mais recomendado, porque o contacto é muito mais directo e ajuda a construir relacionamentos fortes e duradouros com os utilizadores.
Quer saber como estas redes podem ajudá-lo a melhorar a sua marca pessoal? E quais as recomendações para cada uma delas?
Estratégias de blogs para melhorar a sua marca pessoal
Ao pensarmos sobre o exemplo de marca pessoal de outros profissionais, certamente a primeira coisa que nos vem a mente é os seus blogs.
São uma rede social que cada vez mais e mais marcas, quer comerciais quer pessoais, estão a começar a implementar nas suas estratégias de marketing digital:
“Blogging é o eixo central das estratégias de marca pessoal, para além de ser a base através do qual é possível promover o conteúdo da marca.”
Porque é que um blog incentiva a marca pessoal?
Ter o seu próprio blog permite que apresente as informações de uma forma mais adequada para mostrar aos utilizadores o seu total potencial. Além disso é possível criar uma identidade diferente para a sua marca.
Ter um blog pessoal ou comercial pode ajudá-lo a melhorar a sua marca pessoal graças a:
- Permite a comunicação bidireccional, aumentando os clientes;
- Permite que aprenda coisas novas e desenvolva-as nos seus próprios projectos;
- Melhore os resultados da sua marca, tornando-a mais forte e credível;
- Promova o reconhecimento;
- Permite gerir o conteúdo de qualidade que será avaliado pelos seus utilizadores;
- Ajuda a criar alianças e networking;
- Gerar diferenciação sobre a concorrência;
Quais os elementos da marca que são essenciais para ter sucesso no seu blog?
Se não quiser deixar nada ao acaso e garantir o sucesso, tenha em contas estes elementos:
- Logótipo e domínio: o nome comercial que você irá escolher, seja o seu pessoal ou uma marca, deve ocupar uma posição proeminente e representa-lo profissionalmente;
- Fontes e cores: defina as cores principais e a fonte que vai usar no seu conteúdo para criar uma imagem coerente;
- Temática e copywriting: de acordo com o seu alvo e sector, você terá de falar sobre diferentes temáticas, usando um tom de comunicação adaptado á estratégia que planeou;
- Design personalizado: mesmo que o seu blog seja desenvolvido com um WordPress template, opte sempre pela personalização de determinados elementos que dão personalidade ao seu blog;
- Branding de SEO: trata-se de seguir uma estratégia de SEO com algumas palavras-chave definidas, mas adaptadas ao seu tom de comunicação e o estilo da sua marca;
Para além dos elementos básicos que deve promover no seu blog, existem várias estratégias que deve seguir para dar mais vida a sua marca pessoal:
- Storytelling: as emoções desempenham um papel decisivo no marketing e, portanto, são usadas em muitos blogs e estratégias de conteúdos. Fale sobre a sua marca através de histórias reais;
- Guest Blogging: colaborar com outros blogs, irá ajudar a alcançar um público mais amplo e gerar uma reputação colaboradora;
- Link building: se quiser reforçar a posição nos principais motores de pesquisa, também tem que trabalhar para obter links externos ao seu blog de forma estratégica natural;
- Networking: trata-se de fortalecer a sua rede de contactos, e o blog pode ajudá-lo, publicando o seu trabalho para mostrar a sua qualidade. Pode também falar sobre o trabalho de outros profissionais do sector que você admira irá ajudar a fortalecer os laços com ele;
Estratégias nas redes sociais para promover a sua imagem profissional
Se quiser gerar engagement com a sua marca e o seu conteúdo, não se esqueça das redes sociais. Nelas pode ouvir os seus utilizadores e adaptar as estratégias para os seus gostos e necessidades.
Porque deve ter um perfil profissional nas redes sociais?
As redes sociais são redes de comunicação que permanecem 24 horas por dia, 7 dias por semana, exigem muito esforço e dedicação.
“Abrir um perfil que não vai ser cuidado, tem um efeito muito negativo e pode arruinar todos os seus esforços.”
Mas, o uso correto das redes sociais, pode trazer-lhe muitas vantagens, como estas:
- Engagement e uma comunicação em tempo real;
- Uma comunidade activa e participante nas suas estratégias e conteúdo;
- Seguidores fieis e prescritores da marca;
- Uma relação estreita com utilizadores e potenciais clientes;
As redes sociais são um canal ideal para oferecer um suporte personalizado e imediato, fazendo com que todos os utilizadores se sintam importantes.
Quais são os elementos que dão credibilidade a sua marca nas redes sociais?
A criação de conteúdo não é o único factor a ser considerado para dar um toque profissional para os seus perfis nas redes sociais, também deve cuidar dos detalhes estéticos e informativos que irão aumentar a credibilidade da sua marca.
- Banners: os perfis sociais geralmente incluem um espaço onde pode inserir uma imagem com o seu logótipo, informações sobre os seus serviços, etc;
- Biografia: neste espaço é onde deve definir como profissional, e incluir as suas informações de contacto mais relevantes, aproveite esta opção para falar de si;
- Certificação: Certifique o seu perfil sempre que possível. Nem sempre é fácil nas redes sociais, na maioria das vezes isto exige um grande reconhecimento e histórico;
Não se esqueça de promover os seus perfis sociais. Irá ajudar os utilizadores a encontrarem mais facilmente as suas redes sociais, mas também aumentará a coerência e a sua reputação.
Estratégias de email marketing para promover a sua marca
Conectando-se com os seus utilizadores por email, conseguirá criar laços muito mais fortes, o que é mais do que decisivo quando se trata de aprimorar a sua estratégia de marca pessoal.
É um meio muito directo onde os próprios utilizadores decidem quando ler a sua mensagem. O que não significa que não se deve planear correctamente a sua estratégia, mantendo uma frequência adequada de newsletters. (Não se deve exagerar).
Porque o email marketing é um dos melhores recursos para criar uma marca pessoal forte?
Os benefícios de email marketing são muitos, mas vamos focar só sobre os benefícios que receberá na sua marca pessoal:
- A mensagem é económica, o que faz com que cada utilizador se sinta especial. Isto é muito importante para fortalecer a sua marca pessoal;
- A possibilidade de ter expectativa e, com isso, criar uma comunidade fiel e de respeito a si;
- A segmentação torna as suas mensagens mais directas e eficazes;
- Flexibilidade a nível de formato de conteúdo (pode enviar desde uma oferta, até um template gratuito pronto para dowload);
- Chamadas de atenção para incentivar os utilizadores a interagir com o seu conteúdo e as suas promoções;
De todas essas vantagens, a que se destaca é a segmentação. Segmentando a sua lista de emails, poderá oferecer conteúdo perfeito para o utilizador certo, o que aumentará muito o prestigio da sua marca pessoal.
Quais são as melhores técnicas de email marketing?
Ao considerar a estratégia correcta de email marketing para aprimorar a sua marca pessoal, existem várias técnicas que pode aplicar.
Exemplo:
- Pode enviar um primeiro email de contacto: envie um email de boas vindas a cada utilizador quando se inscrevem na sua newsletter. Vai fazer com que os seus assinantes se sintam em casa e fará com que a sua marca seja mais humana;
- Agradecer a solicitação de contacto: pode também enviar uma mensagem de agradecimento para todos os que entrarem em contacto consigo para conhecer os seus produtos ou serviços;
- Agendar assinantes oportunos: enviar um email quando os assinantes forem registados, ou para lançar conteúdo sazonal ou em certas datas, pode escolher uma opção para deixar mensagens programadas. Isto é útil por várias razões, principalmente para não se esquecer de enviar na data certa;
- Executar testes A/B: consiste em comparar dois emails enviados para diferentes subgrupos da sua lista de emails para poder analisar os resultados e saber qual a opção que vai funcionar melhor;
- Enviar newsletters usando um FEED RSS: para melhorar a sua marca pessoal, lembre-se que existe a possibilidade de enviar emails automáticos usando RSS, cada vez que publicar um novo conteúdo no seu blog ou qualquer outra noticia que desejar partilhar com os seus seguidores;
Conclusões:
Criar uma estratégia de marca pessoal de sucesso vai querer tempo e esforço constantes (não se faz de um dia para o outro).
As vantagens de ter uma boa reputação online, tal como uma imagem sólida e consistente na Internet, fazem com que o trabalho valha a pena.
Ter em mente que deve planear uma estratégia a longo prazo. Deve pensar em todos os detalhes. Seja cuidadoso e preste atenção a cada etapa, que vai diferencia-lo da concorrência.
Para aumentar a visibilidade através dos diferentes meios de comunicação online, pode usar os seus conteúdos e blog, e pode promover-se nas redes sociais ou usar a lista de emails.
Fonte: mailrelay