Mercado mobile: Android reina, IOS cresce na China e Windows “desaparece”
De acordo com o relatório da Kantar, poucas coisas fugiram da obviedade entre os meses de Setembro de 2016 e 2017. O Android continuou a reinar soberano enquanto que o Windows 10 mobile quase desapareceu.
A grande surpresa está no crescimento da IOS, num mercado muito importante como a China. Em contrapartida, a plataforma da Apple perdeu espaço num país significante para os seus dispositivos, o Reino Unido, apresentando uma retracção na média europeia.
Windows mobile: derrota generalizada
Não é segredo para ninguém que a Microsoft não tem qualquer plano futuro que inclua iniciativas próprias no mundo mobile. Depois de deixar os seus utilizadores à deriva sem actualizações significativas, por um bom tempo, a companhia confirmou pelo seu vice-presidente corporativo Joe Belfiore que “criar novos recursos ou hardware não é o foco” da companhia.
A fatia de mercado do Windows 10 mobile diminuiu em praticamente todas as regiões procuradas, os cinco principais mercados europeus, Austrália, China, Estados Unidos e Japão. A queda mais significativa aconteceu na Europa, onde a fatia de mercado reduziu 2,7 pontos percentuais num ano, de 3,8% para 1,1%.
O melhor cenário foi na China: o pais mais populoso que não tinha um número significativo de Windows mobile em 2016, fechou Setembro de 2017 com 0,2% do seu mercado composto por dispositivos que utilizam a plataforma da Microsoft.
IOS cresce na China, mas não ameaça Android
O IOS aumentou a sua fatia de mercado na China, em 3,3 pontos percentuais e agora ocupa uma fatia de 17,3%. O Android viu uma queda da mesma quantidade de pontos e agora está presente em 82,2% dos gadgets chineses.
Na Europa o Android cresceu 2,9 pontos e está presente em oito a cada 10 portáteis.
A média do IOS nos principais mercados do velho Continente manteve-se praticamente estável: de 18,8% em Setembro de 2016 e caiu para 18,7% no nono mês deste ano. No Japão, o Android cresceu 4,8% e agora tem a fatia de 66,5%, enquanto o IOS caiu 4,4% pontos e fechou o período com 33% dos gadgets japoneses.
Fonte: TECmundo