Como obter visitas para o seu site/blog usando SEO
Dedicas-te ao mundo dos negócios online? Tenho a certeza de que pelo menos já ouviste falar sobre o posicionamento na web, uma das maneiras de conseguir tráfego para a tua página web através de técnicas de otimização.
O que é SEO, e por que é interessante utilizá-lo?
A palavra SEO é um acrónimo para Search engine opmization, ou otimização para motores de busca.
Isso significa que, nesse tipo de tráfego, não pagas diretamente por cada visita, mas otimizas o teu site para que o Google entenda que forneces conteúdo relevante para as palavras-chave que lhe interessam.
Esta seria a resposta rápida e simples para responder à pergunta de “o que é SEO.” Após entendermos o significado do conceito, vamos explicar as principais vantagens da utilização correta desta técnica:
- Tu não pagas por cada visita, então, a longo prazo, tende a ser mais lucrativo
- Ao contrário do Facebook Ads e outros métodos PPC, as visitas não serão atraídas por um anúncio, são utilizadores que estão procurando por ti ou pelo teu serviço.
Claro, isso é muito pessoal, então talvez o que funciona para mim, pode não trazer-te os resultados desejados. Além disso, cada nicho é um mundo a parte e é por isso que terás que encontrar o tráfego que melhor funciona para ti.
Em suma, já sabes o que é SEO e para quem é interessante. mas lembra-te, esta não é a única fonte de tráfego e não precisas de concentrar-te nesta técnica de forma obrigatória, escolhe o teu método de captura de visitantes e trabalha para obter resultados positivos, qualquer que seja a tua escolha.
Como o SEO funciona: Principais fatores para estar na primeira página
Afinal, o mundo de SEO é um pouco opaco e, como tal, poderás ler milhares de teorias (algumas mais loucas do que outras) em diferentes blogs. No entanto, existem certos princípios em que a maioria dos profissionais de SEO concordam.
A seguir, vou apresentar os três princípios que considero ser os mais importantes. No entanto, antes de vê-los, deves saber que o ideal é cumpri-los todos bem, embora provavelmente tenhas visto páginas que estão cumprindo apenas um ou dois desses requisitos:
►Autoridade
A autoridade é a força do teu site/blog e é conseguida através de links externos ao teu website, é óbvio que quanto mais links tiveres e quanto melhor for a autoridade deles, mais a sua autoridade irá aumentar. Portanto, o teu site/blog poderá competir por palavras-chave mais relevantes.
Entre os diferentes métodos de obtenção de links podes comprá-los, publicar guest posts, gerar conteúdo de qualidade que possa atrair links de outros blogs e todos os tipos de colaborações que incluem um link.
Como podes ver, este trabalho não é algo que possas fazer de um dia para outro. No entanto, obter novos links de qualidade, direcionados para os teus artigos deves ter uma tarefa recorrente, sempre precisas de estar a pesquisar alternativas para incluir links em sites de boa autoridade.
►Utilizador
Tem em mente que, apesar do fato de que, até à data que este artigo foi publicado a resposta dos utilizadores não é o fator mais importante, está muito claro que no futuro, a resposta e interação dos utilizadores estará cada vez mais presente.
A primeira coisa que devemos explicar ao falar sobre SEO é que o objetivo principal e único dos resultados do Google é oferecer exatamente a informação que o utilizador está pesquisando. Por isso, a longo prazo, não será rentável para ti criar artigos que não respondam as dúvidas dos utilizadores que estão a visitar o teu website.
Se ele encontrar a resposta para a sua pesquisa sem precisar aceder a outras páginas para encontrar informações complementares, estás no caminho certo. Por outro lado, se os artigos forem criados apenas para inserir palavras-chave, lamento dizer-te que mais cedo ou tarde irás ter problemas.
Para isso, podes rever os 10 primeiros resultados para as palavras-chave que desejas posicionar e usar ferramentas como answer the public ou keywordtool.io que permitem saber o que os utilizadores estão a pesquisar para estas keywords.
► On page
SEO interno refere-se às centenas de fatores na tua página que o Google irá avaliar antes de decidir como irá posicionar o teu post. Este ramo do SEO é o mais completo e certamente poderíamos escrever um ou mais artigos sobre isto, então vou resumi-lo para que possas entender os principais fatores que deve considerar:
- Velocidade do site: Se o teu site demorar muito tempo para carregar, podes ser penalizado pelo Google, além de ter uma taxa de bounces maior, pois muitos utilizadores não tem paciência e não irão esperar muito tempo para que a página seja carregada.
- Estrutura: deves ter uma estrutura simples para que os teus visitantes possam entender a estrutura da página. Isto também irá facilitar o trabalho do Google.
- Links internos: links para outros artigos e páginas relacionadas ajudam-te a melhorar o fluxo de autoridade
- Títulos, subtítulos, meta titles, URL …
- Multimédia: adiciona todos os tipos de multimédia que puderes para que os utilizadores ajudem a entender as informações do artigo.
Como otimizar os teus posts para melhorar o posicionamento do teu site
Depois de ter explicado como o SEO funciona, é hora de dar um impulso aos teus artigos, colocando mãos a obra e criando conteúdo para melhorar o posicionamento do teu website.
Vamos ver ponto a ponto no que você precisará se concentrar ao escrever teu próximo artigo:
►Palavras-chave
Selecionar as palavras-chave é quase metade do trabalho, pois delas dependerá o sucesso ou o fracasso do teu artigo, por exemplo:
Eu vi muitos blogs novos a tentar posicionar-se por palavras-chave como “Fazer um blog”, sem usar long tail. Eles estão loucos?
A ideia é que, se o teu blog não tem muita autoridade, concentra-te em posicionar termos “long tail” que, por sua vez, irão posicionar as principais palavras-chave pouco a pouco, desde que faças as coisas corretamente.
Existem alguns métodos que podes usar para encontrar palavras-chave para seus artigos:
- Veja o que os teus concorrentes estão a tentar posicionar, usando Ahrefs, Semrush ou outras ferramentas semelhantes. Lembra-te de selecionar blogs com uma autoridade similar, pois assim poderás ter uma ideia do tipo de palavra-chave que pode ser usada.
- Use o Planeador de palavras-chave do Google até encontrares um grupo de palavras-chave interessantes e depois verifica a concorrência à mão.
Obviamente, encontrar keywords que poderás posicionar é quase uma arte e, como tal, deves dar-te tempo e aprender com a tua própria experiência, já que com o passar do tempo saberás se um nicho é Acessível quase que instantaneamente.
► Comprimento e densidade
Muito foi escrito sobre isso, quantas palavras são necessárias para posicionar uma página? É 1% ou 2,5% de densidade na palavra-chave?
Pessoalmente, acho isto um absurdo, o sistema do Google não é estúpido e consegue saber qual keyword estás a tentar posicionar. Por isso, não deves seguir uma fórmula matemática ao escrever os teus artigos.
Escreve de forma natural e sem parecer um robô, focado em usar a maioria das palavras-chave e palavras-chave long tail relacionadas, pois a semântica é uma realidade cada vez mais importante.
Com isso e analisando a densidade dos primeiros 3 resultados, este problema será resolvido, pois considero que cada setor é um mundo.
► Cabeçalhos
Escolher os cabeçalhos bem é uma tarefa importante, pois a estrutura do teu artigo terá um papel fundamental para orientar seu visitante e, ao mesmo tempo, irá fornecer as diretrizes para o Google sobre quais são suas palavras-chave alvo.
O que eu costumo fazer é rever as ferramentas de sugestões de palavras chave e tentar criar cabeçalhos com palavras relacionadas a keyword principal, para variar e informar ao Google que elas também são importante.
Lembra-te: H2 é usado para indicar as principais palavras-chave e H3, H4 e outros para keywords relacionadas e facilitar a leitura.
►Título e meta title
Sabes o que são? Estas duas palavras são o teu cartão de visita, algo assim como sua vitrine nas serp do Google. Assim sendo, devem ser planeadas cuidadosamente, para que os utilizadores sintam-se tentados a entrar no seu site.
Entrarias numa loja desordenada cheia de lixo? Aqui acontece o mesmo, como veremos a seguir.
Primeiro, vamos ver um exemplo não otimizado:
Você certamente não faria isto, certo? Agora, vejamos o que está bem otimizado:
Tenho certeza de que percebes a diferença, em qual entrarias?
► Multimédia
Adiciona imagens, infografias ou vídeos que completem a informação, pois além de ser outro formato que pode ser mais confortável para certos utilizadores também aumenta o tempo de permanência na página.
Tenta tratar as imagens usando um compressor de peso como o Kraken.io antes de carregá-las e, claro, adiciona tags para todas as imagens usadas, como já vimos noutros artigos sobre otimização de imagens.
Se fizeres isso, você estará ganhando pontos positivos com o Google e esta tarefa não é muito difícil de ser realizada.
►Links internos
Outro aspecto esquecido por muitos criadores de conteúdos, é o uso de links internos. Estes links ajudam muito a posicionar teus artigos, por isso devem sempre ser usados. Não existe nenhum segredo; Adicione links internos em seu conteúdo.
Podes usar um anchor text e variar um pouco para dizer ao Google qual é a palavra-chave principal que desejas posicionar.
►Links externos
Falei mais de uma vez com webmasters que não incluem links externos nos seus artigos para não perder autoridade, o que francamente, é uma besteira.
Como eu disse antes, o Google quer conteúdo de qualidade, precisas fornecer respostas completas aos seus utilizadores. É por isso que para o Google é fundamental usar outras fontes de informação confiáveis ao publicar um post.
Obviamente, não deves incluir 10 links em um artigo com 1.000 palavras, sempre é preciso ter bom senso ao incluir conteúdos externos.
►Outros
Para melhorar o SEO on page do seu site, eu recomendo que você instale dois plugins, o primeiro é TOC (Table of content plus) que ajudará a criar uma tabela automática de conteúdos com links dentro dos artigos, o que irá facilitar muito o seu trabalho.
O segundo se chama KK Star Ratings serve para implementar as pequenas estrelas famosas nos resultados do Google que aumentam o ctr. Como uma maneira adicional de melhorar sua taxa de cliques, podes recorrer a ícones em seus títulos e meta títulos.
E depois de publicar o artigo, o que podes fazer?
Muitas pessoas pensam que a otimização de uma publicação está limitada a tudo o que pode ser feito antes de publicar o post, mas nada disso, a publicação é apenas uma das etapas e, após publicar o artigo, o trabalho precisa continuar.
► Obter links e menções
Antes de dizer que os links são, na minha opinião, o maior fator de posicionamento atualmente, por isso é sempre interessante que outros sites do mesmo nicho adicionem links para seu artigo e o mencionem.
Para isso, podes participar em entrevistas, publicar guest posts ou qualquer outro tipo de colaboração que incluam um link de um site externo para o teu site.
Anteriormente, expliquei que o SEO não é sua única opção para conseguir visitantes. Também podes trabalhar com o Facebook, Twitter ou qualquer outro canal social, no entanto, divulgar os teus conteúdos nas redes sociais é algo muito positivo.
O tráfego social e a tua newsletter geralmente representam as primeiras visitas na maioria dos casos, é por isso que é importante oferecer aos seus visitantes a melhor experiência possível.
No entanto, se leste os tópicos anteriores, já sabes o que deves fazer e não vamos mais falar sobre isto neste post. Eu apenas quero deixar claro que deves compartilhar os teus conteúdos para aumentar o alcance.
►Reformulações
Isso é algo que muitas pessoas não fazem: atualizar artigos.
Por quê? Bem, eu não tenho idéia, mas o que eu sei é que hoje em dia é vital continuar posicionando seu conteúdo, mesmo depois de ter sido publicado.
É por isso que, pessoalmente, o que faço é escrever um primeiro artigo com otimização básica em palavras-chave. Eu escrevo o conteúdo da melhor forma possível, mas sem prestar muita atenção à otimização.
Depois de receber as primeiras visitas, através da partilha nas redes sociais e newsletter, eu revejo o conteúdo, tentando otimizar as principais palavras-chave em Serplab e, por fim, às vezes eu envio-o link para um agregador de notícias e artigos.
E assim ele estará bem posicionado? Bem, geralmente não, é por isso que depois de um tempo, por exemplo depois de um mês, eu revejo as estatísticas e o otimizo novamente; desta vez prestando atenção para a densidade de palavras-chave, cabeçalhos, lsi e assim por diante.
Se achas que precisas de ajuda com o otimização do teu website, nós podemos ajudar.
Pingback: 26 dicas para melhorar sua loja virtual e vender mais | Laranja Digital - Todas as novidades do Mundo Digital!