26 dicas para melhorar sua loja virtual e vender mais

26 dicas para melhorar sua loja virtual e vender mais

Cada vez mais, lojas físicas e empreendedores estão a optar por criar as suas próprias lojas online. Hoje em dia, este processo é bastante fácil, uma vez que existem no mercado excelentes plataformas que lhe permitem vender online com facilidade e velocidade: Prestashop, Magento, WooCommerce com WordPress e outros sistemas.

Cada vez mais pessoas percebem os benefícios da compra de produtos na internet: Principalmente devido ao conforto e ao preço dos produtos.

Tudo isso faz com que seja extremamente necessário melhorar a sua loja online, criando uma estratégia para otimizar as suas vendas e o processo de compra, para que a experiência do atilizador seja a melhor possível. Se isto não for feito, a sua loja online não conseguirá vender, pois um número maior de lojas, significa um número maior de concorrentes competindo para conseguir atrair estes clientes que procuram por produtos na internet.

Neste artigo, vamos partilhar consigo 26 truques que podem ajudá-lo a melhorar a sua loja online, para que consiga vender mais.

1. Disponibilize todos os métodos de pagamento possíveis

Especialmente os principais: pagamento por cartão de crédito, Multibanco, MBway e PayPal.

Os utilizadores costumam ter as suas preferências ao pagar online e seria uma pena se um cliente não comprar na sua loja porque não está oferecendo o seu método de pagamento favorito. Se ele não puder pagar da forma que desejar, provavelmente irá procurar por outra loja online.

2. Melhore a segurança e obtenha certificações

Aprovações e selos de confiança aumentam a segurança dos utilizadores no momento da compra. Coloque os logótipos das certificações em lugares visíveis e adicione links para informações adicionais.

Ainda há muitas pessoas que tem medo de realizar pagamentos online.

Tente inspirar a maior confiança possível para que não haja obstáculos durante o processo de compra.

3. Trabalhe com imagens de alta qualidade

Contrate um fotógrafo profissional para fotografar seu catálogo de produtos.

Deverá usar imagens de qualidade. Dessa forma, o cliente poderá ver o produto de ângulos diferentes, para que possa saber exatamente o que está a comprar.

Talvez haja sites que vendam mais barato, mas se as imagens tiverem uma qualidade muito baixa, prejudica a seriedade e a confiabilidade do site.

4. Escreva as suas próprias descrições

Os textos das páginas de produtos devem ser originais e únicos na sua loja online. Nunca copie as descrições de outros sites, nem mesmo que seja o site oficial da marca. Conteúdos duplicados são penalizados pelos motores de busca, o que iria afetar negativamente sua estratégia de SEO.

Deve escrever descrições originais, usando as palavras-chave corretas para posicionar bem os produtos, sem esquecer de adicionar todos os detalhes para ajudar o cliente a escolher o produto certo para resolver suas necessidades.

5. Adicione métodos de contato e suporte

Não só durante e após a compra, mas também antes da compra. Às vezes, os potenciais clientes precisam fazer perguntas ou, simplesmente, verificar se há alguém do outro lado e que é um site confiável.

Ofereça um endereço de email, um número de telefone, um formulário ou mesmo um chat online na sua página, para que o utilizador tire todas as dúvidas e compre o seu produto.

6.  Crie diferentes páginas de destino

Crie diferentes landing pages para maximizar suas vendas através de testes A/B. Pode testar diferentes designs, bem como toda a estrutura do seu website para descobrir quais são as páginas que funcionam melhor para o tipo de produtos que está a vender.

Veja quais as páginas de destino que geram mais conversões, quais as que conseguem reter os utilizadores por mais tempo e quais as que geram um número maior de interações.

Depois de ter dados estatísticos suficientes, pode redesenhar o conteúdo do seu site para incluir todos os elementos que ajudarão a obter mais vendas. Criar testes A/B será fundamental para obter estas informações.

7. Não ofereça uma lista monótona de produtos

Crie uma estrutura organizada e uniforme.

Adicione chamadas à ação entre os produtos no catálogo.

Utilize imagens, textos e botões de tamanho e cores bem visíveis. Estabeleça os seus objetivos e crie páginas para atingi-los, com foco no que deseja que os seus utilizadores façam.

Separe as páginas em diferentes categorias e adicione várias opções para filtrar o conteúdo. Um bom design deve gerar conversões.

8. Planeie uma estratégia de conteúdo

Crie conteúdo valioso, artigos interessantes, tutoriais, dicas, curiosidades, etc.

Coloque esses conteúdos no mesmo site da sua loja. Pare de pensar apenas em vender, comece a pensar em forma de poder ajudar os seus visitantes.

Se oferecer um bom conteúdo regularmente, eles os partilharão e os seus artigos e tutoriais poderão viralizar.

Essa é a chave para atrair mais tráfego e se tornar conhecido. Deve começar a trabalhar com marketing de conteúdo.

9. Insira widgets em diferentes áreas da sua loja

Eles servirão para incentivar a interação dos utilizadores e melhorar a usabilidade do seu site. Gerenciadores de conteúdo como WordPress, Prestashop e outros sistemas permitem que coloque esses widgets de forma muito simples.

Insira menus com categorias de produtos, carrinho de compras, filtro de preços, produtos mais vendidos, produtos mais populares, produtos relacionados, produtos em promoção, etc.

10. Não se esqueça de colocar botões de partilhar

Isso pode aumentar a visibilidade dos seus produtos nas redes sociais e poderá tirar vantagem do marketing de recomendação:

Se um amigo ou cliente satisfeito recomendar um produto, será muito mais fácil que outros utilizadores sintam-se interessados em comprá-lo, pois estas recomendações tem um peso muito maior do que qualquer discurso comercial.

Quase todos os modelos de gerenciador de conteúdo incluem esta possibilidade. Caso contrário, existem plugins gratuitos para implementar facilmente esta funcionalidade na sua loja online.

11. Traduza o seu site para vários idiomas

É muito importante que traduza o seu conteúdo ou contrate um tradutor profissional para preparar os textos em cada idioma, com todos os cuidados relacionados com a gramática e as palavras-chaves que deseja posicionar.

Esqueça o uso de tradutores automáticos como o Google Translate e semelhantes. Se tem condições de vender os seus produtos em outros países, ter um site completo será essencial.

12. Crie uma estratégia de preços

Tente ser o mais competitivo possível em termos de preços.

Na internet, a comparação dos preços está ao alcance de um clique. Para oferecer bom preço, deve analisar detalhadamente todas as etapas do seu processo de vendas, para ver onde pode diminuir custos.

Procure as melhores opções para entrega dos produtos e logística, procure fornecedores acessíveis e confiáveis. Trabalhe com plataformas gratuitas, mas profissionais, como por exemplo o WooCommerce.

13. Use redes sociais de imagens

Desenvolva campanhas em plataformas sociais que dão importância a fotos e imagens, como Instagram e Pinterest, especialmente se tiver fotos profissionais dos seus produtos.

Se é um produto de vestuário ou acessório, coloque fotos de demonstração do uso do produto. Não se esqueça de usar as hashtags corretamente para gerar interações e aumentar o alcance do seu conteúdo.

14. Incentive os utilizadores a interagirem

Incentive os seus clientes para que eles deixem comentários e escrevam reviews, que eles comentem na sua fan page no Facebook e respondam ao perfil da sua marca no Twitter.

Faça o seu melhor para que os utilizadores sejam proativos, gerando expectativas nas redes sociais, com promoções e informações úteis.

15. Crie uma estratégia de email marketing

Enviar newsletters pode ser muito útil, se está criando uma online.

Quando planeada corretamente, uma estratégia de email marketing podem ajudar a aumentar as vendas da sua loja, se enviar aos seus clientes o que eles estão à espera de receber. Por exemplo, pode enviar-lhes promoções, ofertas, descontos, conteúdo exclusivo e informações sobre os seus novos produtos.

Mas poderia fazer muito mais do que isto:

  1.  Enviar email marketing para que os assinantes não se esqueçam da sua loja online
  2. Enviar promoções exclusivas para criar uma base de dados de clientes fiéis
  3.  Aproveitar as melhores épocas do ano para vender mais
  4.  Dar mais visibilidade à sua loja online

Enviar email marketing é essencial para criar uma loja online de sucesso.

16. Escolha bem o template do seu site

Se estiver a usar um gerenciador de conteúdo, dedique o tempo necessário para escolher um template de loja virtual visualmente atraente, mas sem esquecer de rever a sua usabilidade.

O design e a estrutura da loja são importantes para aumentar suas vendas: a forma como os produtos são apresentados, o tamanho das imagens, efeitos visuais, a facilidade de encontrar conteúdo, etc. Além disso, sempre deverá selecionar um template responsivo (que seja exibido adequadamente em todos os dispositivos e ecrãs).

 

17. Analise o comportamento dos utilizadores

Pode usar ferramentas como Hotjar, que permitem visualizar num mapa de calor o comportamento dos seus visitantes, para ver onde eles estão a clicar, podendo inclusive gravar as suas sessões na sua loja.

Isso permitirá que entenda como os utilizadores estão a interagir com o seu site, com informações fundamentais para que saiba o que está a funcionar e quais páginas devem ser alteradas.

18. Adicione sempre um texto alternativo nas suas imagens

Se pretende posicionar os seus produtos no Google, não deve esquecer as imagens em sua estratégia de SEO: Adicione um texto alternativo para todas as suas imagens.

Não se esqueça de completar este campo em todas as imagens dos seus produtos e tente usar palavras-chave, tipo de produto, nome do modelo, etc.

Os utilizadores geralmente fazem pesquisas na internet, antes de comprar os produtos. Desta forma, poderão ler opiniões, comparar produtos similares e preços.

19. Segmente a sua estratégia de Marketing

Analise e planeie as suas estratégias de Marketing digital com base nas ferramentas que irá usar para atrair e segmentar o seu público-alvo. Existem várias opções para criar interação com o seu target.

Estar presente nas redes sociais não significa apenas oferecer promoções, sorteios e pedir que os seus utilizadores sigam as redes sociais e partilhem o seu conteúdo.

O objetivo é compreender cada ambiente de forma integral e elaborar planos de ação efetivos com criatividade e originalidade.

20. Formar ou contratar um Community Manager

O Community Manager pode fomentar a participação nas redes sociais, difundir sua marca, trabalhar com atendimento ao cliente, para criar um grupo de utilizadores leais interessados no seu negócio.

Além disso, a reputação online importa muito, em um meio como a internet onde tudo é publicado em tempo real, ter uma presença forte nas principais redes sociais será um fator crucial para o crescimento da sua loja virtual.

Um comentário negativo de um cliente (justo ou não) pode prejudicar sua reputação, se não estiver atento e não tiver uma estratégia definida para lidar com este tipo de situação.

Os clientes tendem a ser exigentes e esperam que o vendedor saiba como responder as suas queixas de forma eficaz e rápida.

21. Trabalhe com sua comunidade

Com paciência e know-how, os resultados chegarão. Não se trata apenas de vender produtos, mas criar um espaço comum onde os seus utilizadores poderão encontrar produtos e conteúdos relevantes.

Crie um site com sua própria personalidade e transmita uma filosofia de vida.

Concentre-se no utilizador.

Mime os seus leitores constantemente, ofereça ajuda e conselho, responda suas perguntas, responda às suas queixas com soluções reais.

Os seus embaixadores mais leais serão aqueles que vão divulgar suas ofertas sem que tenha que pedir e os primeiros que defenderão sua marca em uma crise de reputação digital.

22. Ofereça envio gratuito com quantidade mínima

Ofereça entrega gratuita para produtos mais caros, ou para clientes que gastarem mais dinheiro na sua loja. Por exemplo, poderia oferecer portes de envio grátis para compras acima de 100€, isto pode ser facilmente configurado no plugin ou aplicação da sua loja online.

Desta forma, encorajará os utilizadores a aumentar a quantidade total da compra até atingir o mínimo exigido para envio gratuito.

Além disso, informe a sua comunidade de utilizadores sobre esta promoção. Pode usar suas redes sociais, ou enviar newsletters para explicar as regras.

23. Destaque os seus produtos mais importantes

Coloque estes produtos em lugares bem visíveis (página inicial, no topo da página, áreas relevantes de widgets, sliders) para que todos os visitantes possam vê-los sem ter que procurar por estes produtos.

O layout dos elementos na página será fundamental para gerar vendas ou conversões.

Analise como os visitantes se comportam na sua página e certifique-se de que os produtos estão localizados nas áreas preferenciais dos utilizadores.

Pode instalar no seu site um sistema de monitoramento de comportamento do utilizador para descobrir quais são as áreas mais adequadas para destacar os seus produtos.

24. Não coloque os produtos sob um slider

Infelizmente, muitos webdesigners usam sliders de imagens como mais uma ferramenta para criar uma página esteticamente atraente, deixando o conteúdo relevante em segundo plano.

Neste caso, o seu objetivo principal é vender os seus produtos. Assim sendo, não os coloque num slider na página principal, porque esta área é prioritária.

Se for usar um slider, insira os produtos em destaque dentro dele,  e adicione links para ir diretamente para a loja ou para a página do produto em concreto.

25. Escreva descrições completas

Tente preencher as descrições ou guias dos produtos com pelo menos 300 palavras para que a página seja melhor posicionada no Google.

Descrições básicas e curtas tornam os produtos menos relevantes para os motores de busca, mas também podem afetar as suas vendas, pois os clientes terão menos informações sobre o produto.

Tente fornecer todas as informações disponíveis sobre o produto, especificações de todos os tipos, especificações técnicas, imagens, vídeos, etc.

26. Integre plataformas de opinião

Instale um sistema de feedback do cliente no seu site. Estas aplicações, quando instalados no site, solicitam a opinião dos clientes durante o processo de compra e depois exibem estas opiniões na página para que outros potenciais clientes possam lê-las.

Além disso, pedir ao consumidor feedback sobre o serviço oferecido aumenta a boa percepção sobre a loja, uma marca que ouve os seus clientes proativamente, tende a melhorar os seus serviços graças à comunicação.

A competição cresce diariamente na internet, não apenas em lojas online, mas em todos os setores.

Se quiser que a sua loja online cresça, terá que oferecer o melhor para os utilizadores. Use esta lista como um checklist, para saber o que pode fazer para atualizar e melhorar sua loja online.

Quantos dessas dicas já implementou?

Fonte: Mailrelay

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