Domínio .com ou .pt? Quais as diferenças?

Domínio .com ou .pt? Quais as diferenças?

Em primeiro temos de saber o que é um domínio e para que serve. O domínio é o nome que serve para identificar de uma forma simplificada a localização por IP (Internet Protocol) do servidor onde estão alojados os ficheiros, imagens, e restantes componentes que geram o seu website.

Foi assim concebido para fornecer endereços web facilmente reconhecíveis e assim, facilitar a memorização dos sites (por exemplo: www.laranjadigital.pt, em detrimento do IP 94.46.176.128).

Quando falamos em .com ou .pt estamos a referir o TLD ou ( Top Level Domain ) no domínio. Existem vários TLD como .com / net / .org / .pt / .name / .eu e muitos outros mais.

Escolher o domínio para uma empresa é um passo muito importante que deve ser pensado cuidadosamente. É através desse domínio que clientes e potenciais clientes vão encontrar o seu site. É também com este domínio que vai poder criar as suas contas de e-mail personalizadas.

Diferenças de domínios

– Existem domínios genéricos, como é o caso dos domínios .com, .org, ou .net. Estes domínios podem ser registados por qualquer entidade em qualquer parte do Mundo.
– Existem também os domínios portugueses .pt, .com.pt. que podem apenas ser registados por empresas, organizações ou entidades registadas em Portugal.
– Poderá optar também por domínios .eu. Estes são para os estados membros da União Europeia.

A extensão que escolher para o seu website não deverá ser escolhida aleatoriamente. Tenha em conta que ao optar por um domínio .pt, está automaticamente a informar o seu cliente de que é uma empresa portuguesa. Se a sua empresa é uma empresa além fronteiras, que trabalha sobretudo com exportação, ou tem projeção no mercado mundial, o melhor será utilizar um domínio genérico como o .com ou .net.
Mais importante que a extensão é o nome do domínio que deve ser memorável e curto. Tenha em atenção que depois de registado, o seu domínio não pode ser alterado.

Comentários

comentáros

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.