Algoritmo do Facebook sofreu alteração

(ILLUSTRATION) An illustration dated 23 January 2012 shows the silhouette of a man in front of a screen with the logo of the online network Facebook in Hanover, Germany. Facebook is being criticized again and again for data privacy. Most recently, Facebook has introduced the Timeline, with which Facebook users can share moments of the entire life with other internet users online. Photo: Julian Stratenschulte -ALLIANCE-INFOPHOTO

O algoritmo do Facebook sofreu uma nova mudança. A partir de agora, o sistema contabiliza como importante o tempo que os utilizadores permanecem numa determinada publicação, acedida através do feed. Prevendo que quanto mais minutos os utilizadores estiverem nesse link, maior é o interesse pelo seu conteúdo, consequentemente o Facebook disponibilizará artigos semelhantes, incluindo do mesmo autor, no feed de notícias do respetivo utilizador.

Especialistas em redes sociais têm de apostar ainda mais em conteúdo de qualidade

O tamanho dos artigos será tido em conta. Sendo assim, os textos mais pequenos – e que demoram menos tempo a ler – não serão prejudicados e os mais longos não vão estar em vantagem. Graças a esta novidade, os especialistas em redes sociais terão um novo desafio: apresentar um conteúdo que seja ainda mais apelativo para prender a atenção da maior parte dos utilizadores.

Anunciada no passado mês de Abril, esta é mais uma medida integrada no Feed Quality Program de uma das redes sociais mais conhecidas para combater a apresentação de conteúdo irrelevante junto dos seguidores e contribuir para que os utilizadores passem mais tempo no Facebook e a rede social angarie mais lucros.

«Através desta mudança, conseguimos entender melhor que artigos serão mais interessantes para vocês, baseando-nos em quanto tempo vocês e os outros os lêem. Daí que seja mais provável que encontrem no vosso feed aquelas histórias sobre as quais tenham mesmo interesse», explicou o Facebook no seu blog oficial.

QUAIS OS EFEITOS DESTA MUDANÇA NAS PÁGINAS DO FACEBOOK?

Normalmente, as alterações no algoritmo não passam despercebidas para diversas marcas e editores que ou se sentem assustados, ou se sentem beneficiados. Por enquanto, ainda não se sabe qual o impacto destas novas mudanças, que apenas estarão estabelecidas completamente no decorrer das próximas semanas. Porém, o «gigante» das redes sociais já informou que os administradores das páginas não serão muito afetados por estas mudanças: algumas poderão contar com um pequeno crescimento e outras com um declínio pouco alarmante.

Mas há mais novidades. Como os utilizadores não aprovam ver publicações apenas de uma única página, para aumentar a diversidade de conteúdos nos seus feeds, o Facebook está a desenvolver uma ferramenta que permite a apresentação de diversas páginas no feed, em vez de diferentes posts de uma única página. Logo, existe uma crescente multiplicidade de fontes.

Por isso, é possível que as páginas que apostam bastante no marketing de conteúdo e têm níveis de alcance elevados sofram uma redução, enquanto as outras páginas terão um aumento.

Comentários

comentáros

laranjadigital :